RVA - Projetos
ENTRADA >   PROJETOS

  PROJETOS


1º Workshop do Projeto ATIRA-MCT (Ambiente Temático Interativo com Realidade Aumentada para Museus de Ciência e Tecnologia)

LOCAL: SALA B4102 – UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá)
DATA: 06/04/2011 (QUARTA-FEIRA) – DAS 15H30 ÀS 18H30
COORDENAÇÃO: CLAUDIO KIRNER (email: ckirner@gmail.com)
http://www.ckirner.com/paginas/atira
===============================

1 - Projeto SICARA

Detalhes do Projeto SICARA podem ser vistos em: http://www.ckirner.com/claudio/?PROJETOS:SICARA

No âmbito do projeto, foram desenvolvidos três tipos de aplicação: Aprendizagem de Aritmética com Realidade Aumentada, Livro Interativo com Realidade Aumentada e Torre de Hanoi com Realidade Aumentada.

a - Aprendizagem de Aritmética com Realidade Aumentada

 

Este projeto consiste na colocação de placas, em frente à webcam, que mostram e narram uma operação aritmética para o usuário. Em seguida, com a colocação da placa "CÊ", o resultado da operação é mostrado e narrado. Com a colocação da placa "CÊ" novamente, outra operação será mostrada e assim sucessivamente.
Estão sendo desenvolvidas três versões: Lúdica, Mista e Formal. A versão lúdica só mostra objetos e narração. A versão mista mostra o conteúdo da versão lúdica e os digitos correspondentes. A versão formal só mostra os dígitos em uso.
inicialmente está sendo disponbilizada a versão mista. Variações desta versão, com o uso de objetos animados para dar maior motivação aos usuários, estão em fase final de desenvolvimentos e logo serão disponibilizados para teste.
Para testar esta aplicação, entre em: http://www.ckirner.com/claudio/?PROJETOS:SICARA
e baixe a versão de teste em "Aritmética".
Agradeço ao Rafael Santin pela implementação das interações.


b - Livro Interativo com Realidade Aumentada - LIRA



Este é um projeto, com algumas versões, desenvolvido sob minha orientação com a participação de vários alunos.
Ele consiste no desenvolvimento de um livro, contendo marcadores impressos em suas páginas, juntamente com o texto e as ilustrações 2D.
Ao colocar o livro em frente a uma webcam,  o usuário verá  as ilustrações 3D animadas e sonorizadas sobre o a imagem do livro que aparece no monitor. Quando o usuário manipular o livro, a ilustração 3D irá junto. Além disso, estamos usando uma placa que, ao ser colocada no ambiente, faz a mudança da ilustração 3D e a troca do som (sequencialização). Há um potencial de aplicação educacional muito grande de uso desse livro potencializado com realidade aumentada, tanto para pessoas não portadoras de necessidades especiais, quanto para portadores. O deficiente auditivo pode usar o livro, explorando seus aspectos visuais, enquanto o deficiente visual pode usá-lo, explorando os sons associados, incluindo ruídos, músicas e voz (texto falado, locução).
Veja videos de demonstração do Projeto LIRA, clicando na figura acima e indo para o item 5.
Agradeço aos alunos Rafael Santin, pelo desenvolvimento  das interações e Francisco C. Oliveira, pela desenvolvimento da aplicação e cessão do vídeo.

c - Torre de Hanoi com Realidade Aumentada



Aqui estão algumas capturas do software em ação. Logo, iremos disponibilizar o programa para o usuário manipular a Torre de Hanoi com Realidade Aumentada.



2 - Animação com Realidade Virtual, usando VRML e FluxStudio



Atenção: para ver a animação VRML, é necessário ter um navegador VRML instalado, como o Cortona, por exemplo. Se voce ainda não tem um navegador VRML, veja como instalá-lo em VRML, no menu à esquerda.
Esta animação VRML foi desenvolvida com o software FluxStudio, que gera arquivos VRML e X3D. Oportunamente, colocarei aqui  tutoriais sobre animação com VRML e sobre a utilização do software Flux Studio.
Para elaborar a animação, utilizei os seguintes recursos:
Objeto: http://www.rccad.com/Gallery.htm
Som: http://www.helis.com/sounds/
Para ver animação VRML com som, clique primeiramente na figura acima, para a baixar um arquivo zipado com textura e som.
Faça a descompactação do arquivo zipado e execute o arquivo VRML. Antes, ligue o som do seu computador para poder ouvir o som associado com a animação. Siga as instruções que aparecem no aplicativo VRML e tente ver o ambiente de pontos de vista diferentes. Bom divertimento!
====================================================

Dentro de algumas semanas, trarei mais detalhes e novidades - Aguarde!