Realidade Virtual e Aumentada
ENTRADA >   SACRA-basAR-Flaras

  SACRA-basAR-Flaras

Sacra, basAR e Flaras são três ferramentas para desenvolvimento de aplicações de realidade aumentada para serem usadas por não especialistas ou para aumentar a produtividade de especialistas. Essas ferramentas usam o conceito de pontos com múltiplas cenas, que podem ser acionados com o uso de ponteiros com marcadores e, no caso do Flaras, com o uso do mouse também.

As aplicações desenvolvidas com Sacra e basAR precisam ser baixadas para serem executadas, enquanto as aplicações desenvolvidas com Flaras ficam disponíveis online, podendo ser usadas sem a necessidade de serem baixadas.

Mais informações sobre cada uma das ferramentas estão a seguir:

=====================

  SACRA

Sacra é uma ferramenta baseada em ARToolKit, desenvolvida pelo aluno de mestrado Rafael Santin, sob a orientação do Prof. Claudio Kirner, para permitir que usuários não especialistas em computação pudessem desenvolver aplicações colaborativas de realidade aumentada. A ferramenta usa objetos 3D no formato VRML.
Para mais informações e obtenção da ferramenta Sacra, visite:

http://www.ckirner.com/sacra

Para ver exemplos de aplicações desenvolvidas com a ferramenta Sacra, entre em Aplicações>Sacra no menu à esquerda.

=====================

  basAR

O basAR é um sistema de autoria aplicações de realidade aumentada com comportamento e outros recursos, também baseada em ARToolKit, desenvolvida por Christopher S. Cerqueira, sob a orientação do Prof. Claudio Kirner.
A ferramenta tem potencial para o desenvolvimento de aplicações altamente interativas e jogos. Ela usa objetos 3D no formato VRML.
O software está disponível para uso em:

http://www.ckirner.com/basar

=====================

  Flaras

O Flaras é um sistema de autoria de aplicações de realidade aumentada online, baseada em FlarToolKit e interface gráfica, desenvolvida por Raryel C. Souza e Hipólito D.f. Moreira, sob a orientação do Prof. Claudio Kirner.
A ferramenta permite o uso de imagens, objetos 3D de repositórios, como o Armazém 3D (KMZ ou DAE), vídeos e sons. Além disso, a interação poderá ocorrer com o uso de ponteiro com marcador ou com o mouse.
O software e vasta documentação estão disponíveis em:

http://ckirner.com/flaras2

=====================