RVA - VRML
ENTRADA >   VRML > Primeira Modelagem

Primeira Modelagem

VRML - REALIZANDO A PRIMEIRA MODELAGEM E VISUALIZAÇÃO
Claudio Kirner


1 - PRIMEIRA MODELAGEM

O VRML conta com objetos pré-definidos (Shapes) como: “Box, Sphere, Cylinder e Cone”, conforme a Fig. 1, cujas medidas por default é 1m. O Box, por exemplo, tem 1m de comprimento por 1m de altura por 1 m de profundidade. A esfera tem 1 m de diâmetro, O cilindro tem 1 m de diâmetro da base e 1 m de altura, e o cone tem 1 m de diâmetro da base e 1 m de altura.



Fig. 1 - Objetos com medidas e cores variadas - clique na figura para carregá-la

Para modelar um Cubo (Box), deve-se seguir alguns passos:
a - Usar um editor de texto simples, sem caracteres de controle - recomendo o BLOCO de NOTAS.
b - Copiar o trecho abaixo para o bloco de notas, a partir da primeira linha. O código VRML deve sempre começar com:
#VRML V2.0 utf8
O símbolo # indica comentário da parte da linha que vem depois dele, a menos da primeira linha que é o cabeçalho.

Se houver linhas ou espaços, antes de ” #VRML V2.0 utf8”, não aparecerá nada na execução. Se for colocado um comando errado, também não aparecerá nada na execução, a não ser uma mensagem de erro.
===============

#VRML V2.0 utf8
# --------------------------------------------------------
# Modelagem de um cubo amarelo
# --------------------------------------------------------

Shape { # define um objeto
   appearance Appearance { # define a aparência do objeto
      material Material {
         diffuseColor 1.0 1.0 0.0 # r g b - amarelo
}
   }
   geometry Box { # define a geometria do objeto - cubo (Box)
      size 2.5 2.5 2.5 # largura, altura, profundidade
   }
} # fim do shape

===============
O comando “Shape” indica o objeto e suas características, contendo a aparência como “material”, indicando a cor, e “geometry”, indicando o tipo de objeto a ser modelado.
A cor é dada com o código RGB (red, green e blue), sendo o valor 1 igual a 100% da cor, e as dimensões do objeto dadas pela característica “size”, em metros.
Para testar o programa, preste atenção para copiar somente o código que começa com:

#VRML V2.0 utf8

e termina com:

} # fim do shape

Depois, no Bloco de Notas, clicar em "salvar como", dando um nome como: “cubo.wrl” e com o tipo: “Todos os arquivos”, em um diretório de sua escolha.
Vá ao diretório e verifique se existe o arquivo “cubo.wrl”, representado por uma borboleta (Fig. 2).


Fig. 2 - Arquivo representando o cubo

O sufixo “wrl” é necessário para indicar arquivo VRML, significando WoRLd. Se a borboleta não aparecer, pode ter ocorrido algum problema na instalação automática do Cortona – tente a instalação manual.

2 - PRIMEIRA VISUALIZAÇÃO

Estando no diretório que contém o arquivo VRML: “cubo.wrl” (borboleta), faça um clique duplo no botão esquerdo do mouse para ativar a visualização do arquivo ou abra seu Browser e, através dele, tente abrir o arquivo.
Se houver uma barra de advertência de segurança, libere-a (permitir) para fazer a visualização.
Voce já estará vendo o cubo amarelo no visualizador VRML Cortona, conforme a Fig. 3.


Fig. 3 - Cubo amarelo - clique na figura para carregá-la

Agora voce poderá inspecionar o cubo de várias maneiras, navegando no ambiente 3D.
Primeiramente, clique no botão "study" no menu à esquerda. Com o cursor em algum lugar na tela do monitor, clique e mantenha apertado o botão esquerdo do mouse, enquanto deslize o mouse para cima e para baixo e para a esquerda e para a direita, observando que o cubo está se movimentando.
Depois teste os outros botões para ver o comportamento do visualizador.
Voce já está pronto para modelar e visualizar outros objetos e outros mundos virtuais.

3 - ALTERANDO AS CARACTERÍSTICAS DO CUBO

Voltando ao Bloco de Notas com o código do cubo, voce poderá alterar algumas de suas características, editando seus valores.
Por exemplo, para fazer o cubo ficar vermelho, basta trocar os valores das cores RGB em “diffuseColor” para 1.0 0.0 0.0
Para fazer o cubo virar um paralelepípedo, basta mudar os valores de sua dimensão (size) para 0.5 2.5 5.0
Depois salve o arquivo com o mesmo nome ou outro nome como: “cubo-2.wrl”
Em seguida, vá ao diretório e dê um duplo clique no arquivo, ou clique no botão "atualizar" no Browser de visualização, fazendo o novo paralelepípedo vermelho aparecer, conforme a Fig. 4.


Fig. 4 - Paralelepípedo vermelho - clique na figura para carregá-la

Agora voce está pronto para testar outras mudanças de cores e dimensões, além de testar outros exemplos.

4 – RECURSOS PARA TRABALHAR COM VRML

Para facilitar o trabalho de edição, pode ser usado o editor de VRML: VRMLPad, cuja versão “trial” é gratuita por 30 dias – veja:

http://www.parallelgraphics.com/products/vrmlpad/download/

Veja também outros recursos para trabalhar com VRML em:

http://www.web3d.org/x3d/vrml/

http://vrmlworks.crispen.org/

Bom trabalho!